Manifesto


Objetivos Iniciais:

Explorar o universo teatral em um ambiente atípico – o ônibus. Pretende socializar, de fato, a essência do teatro. Servirá como um curso intensivo onde os integrantes irão aprimorar: criatividade e refinamento na execução de textos curtos, capacidade de trabalhar em espaços pequenos e em movimento, capacidade vocal quanto a volume e legibilidade em ambiente de alto ruído, capacidade de concentração e fé cênica em ambiente de muita imprevisibilidade, improvisação em ambiente de público não voluntário, além de servir como comunicação do teatro (através de seus colaboradores) com a sociedade tão distante atualmente, entre outros. A poesia e a arte cênica estarão circulando pelas ruas da cidade, gratuitamente, por um único motivo, Amor a Arte.

Estrutura Básica:

Durante aproximadamente um mês os integrantes deverão elaborar, aos sábados pessoalmente e durante a semana pela internet um texto teatral. Após a elaboração dos textos deverão ensaiar. Ensaios finalizados deverão marcar um domingo para as apresentações. Neste domingo os atores, com o bilhete único, sairão e entrarão em vários ônibus pela cidade apresentando a peça. O grupo, datas e apresentações serão de responsabilidade do coordenador ou do consigliere nomeado em ocasião de ausência do coordenador. Porém todas as decisões, direções de cena e elaboração dos textos são coletivas e democráticas.

Dramaturgia – Textos:

Os textos devem ser: Curtos(que dure de 5 a 10 mim), com conteúdo Lúdico, Poético e bem escrito, que fale de diversos assuntos do cotidiano contemporâneo e Brasileiro (afim de construir aos poucos uma identidade cultural nacional popular), de fácil entendimento – Didático (respeitando a diversidade de público), Dinâmico e de Conteúdo Envolvente, com sutilezas políticas (no sentido mais amplo da política – coletividade e ética) introduzidas gradualmente conforme a recepção do público.

Local de Apresentação:



Os ônibus devem estar: com as cadeiras ocupadas e ninguém em pé, não podendo ser ônibus com desnível interno, em um percurso horizontal para evitar o esforço máximo do motor e com isso o ruído máximo nas ladeiras, não importando seu destino. A escolha do percurso fica a critério do coordenador, visando o desenvolvimento do projeto, do grupo e dos objetivos do projeto. A partir da entrada no ônibus e passada a catraca é necessário um estudo breve sobre as condições. Toda peça terá uma breve apresentação (que pode já fazer parte de seu texto dramático ou não) amenizando a situação e deixando claro ao motorista e cobrador que não se trata de comércio nem de esmola. Atenção: CASO ALGO DÊ ERRADO SIGA O COORDENADOR OU O CONSIGLIERE NA EVACUAÇÃO IMEDIATA DO ÔNIBUS. O número de apresentações no mesmo dia dependerá da decisão do grupo. Os locais de apresentação podem se diversificar em praças, faixas de pedestres, metrô, filas, etc. dependendo do andamento do projeto.


Resultados pretendidos:

- Na apresentação: Conquistar o sorriso de pelo menos uma pessoa. Transformar por alguns instantes o universo dessa pessoa, levando-a a sair de suas convicções cotidianas, seus problemas que limitam sua compreensão de mundo, transportando a essência energética do ritual teatral para quem muitas vezes nunca teve o prazer de ser envolvido por isso. Fazê-la chegar em casa morrendo de vontade de contar o que aconteceu. Infectá-la com o vírus da arte afim dela contaminar a todos.

- No grupo: Adquirir uma grande experiência de maneira intensa. Gerar grande material para discussão e novas idéias. Nivelar e harmonizar a capacidade de produção em conjunto do grupo. Exercitar a capacidade de elaboração de textos. Manter rotineiro o tesão pelo exercício teatral.


Requisitos para execução:

Os integrantes devem estar absolutamente seguros com o texto. Devem estar dispostos a passar por esta experiência única. Devem confiar na qualidade do texto e de si próprio. Devem trabalhar em grupo confiando um no outro. E, sobretudo, estar disposto a fazer algo por conta própria e com um alto teor de adrenalina e desafios.

Procedimento e continuidade:

Uma vez dado certo a primeira execução registrar o evento. O projeto continua com novos textos. Novos integrantes poderão ser vinculados ao grupo no seguinte processo: o interessado deve Ler e Concordar com o este Manifesto e em seguida o grupo decidirá coletivamente se a pessoa tem o perfil desejado para o projeto. Os novos integrantes devem ser auxiliados pelos mais antigos e devem apresentar o primeiro texto do projeto antes de se envolver com o processo atual. Atenção: LIMITE DE 5 PESSOAS NO MÁXIMO POR ÔNIBUS, COMO MEDIDA DE SEGURANÇA (SENDO PROVIDENTE UMA APENAS REGISTRANDO E ATENTA A QUALQUER IMPREVISTO). As decisões de composição de equipes em cada ônibus fica a critério do coordenador, após discutido em grupo, assim como a decisão de desligamento de algum integrante em prol da continuidade saudável do projeto. A divulgação na internet é livre, desde que seja como mais uma maneira de comunicação social e troca de experiências e não como autopromoção comercial. Todas as idéias serão registradas, porém deve se respeitar a organização da coordenação de suas execuções afim de manter o foco e torná-las efetivas.

Requisitos para ser do Grupo:

1-Ler integralmente e Respeitar fielmente as idéias deste Manifesto

2-Respeitar as decisões tomadas em grupo e a posição do coordenador

3-Respeitar as sugestões, opiniões e idéias de todos, independente de sua qualificação técnica

4-Respeitar as dificuldades de cada um colaborando com o desenvolvimento dos colegas

5-Sempre fazer o que for preciso para manter a harmonia e empolgação do grupo

6-Estar disposto a discutir amigavelmente até a construção coletiva de uma ótima idéia

7-Ter tesão pela arte e pela transformação benéfica da própria vida e do seu entorno


Caixinha Buzum: 


Mensalmente cada membro contribuirá com 10 reais para a caixinha do buzum. Este dinheiro é guardado e exposto sua quantia reunião a reunião. Ele servirá para pagar produções, figurinos, comida, transporte, etc. Custos dos próprios membros.


Classificação de membros:


Membros Fundamentais: São os membros criadores e participantes dos projetos e decisões do grupo. Frequentam todas reuniões, ensaios e projetos. São a estrutura e a alma do grupo. E devem contribuir para a caixinha.


Membros Esporádicos: Membros que já foram Fundamentais, e se afastaram do projeto, mas não se desligaram. Podem subir nos ônibus, participar de alguns ensaios e eventualmente ajudar em algum projeto. Colaboradores. E podem pagar a caixinha.